Consumo dos media
Diana Condeço | MDGPE | FBAUP | Metodologias de Investigação I
Resumo
O desenvolvimento deste trabalho debruça-se sobre o tema “Consumo dos Media e dos bens culturais pelos Jovens Portugueses e a Consciência Europeia em idades compreendidas dos 15 aos 18 anos” e tem como objectivo compreender a opinião dos jovens portugueses acerca desta temática e perceber quais os media e bens culturais consumidos, quais as influências deste consumo a nível cognitivo e social na percepção da consciência europeia destes jovens e compreender se estes estabelecem relações online com outros jovens europeus, analisando se estas relações têm implicações na consciência europeia.
No desenvolvimento deste tema torna-se fulcral pensar na seguinte questão: Qual é o papel dos media na construção da consciência europeia dos jovens portugueses? Atualmente, os jovens estão frequentemente envolvidos em dinâmicas de consumo de conteúdos mediáticos, desde a televisão à internet, o que faz com que fiquem numa situação privilegiada relativamente ao acesso dos conteúdos culturais e ao estabelecimento de relacionamentos além fronteiras. Assim, ao estarem neste contexto mediático deveriam incrementar o conhecimento que os jovens europeus possuem acerca um dos outros e ser assim uma oportunidade para o desenvolvimento do respeito, do reconhecimento, do pluralismo, da liberdade e da cooperação.
Palavra-chave: Consumo dos media, Jovens, Cultura, Hábitos, Educação, Comunicação, Socialização, Influência
Introdução
As novas tecnologias e os serviços em rede entram sistematicamente nas nossas rotinas cognitivas e sociais e neste seguimento surge a necessidade de estudarmos aprofundadamente as implicações que este cenário incita na formação da consciência que temos acerca da Europa. Esta investigação revela-se ainda mais importante na medida em que é cada vez mais