Nome
André Germano - 1014440531
Lohann Sardinha - 1014440572
RIO DE JANEIRO
2013
Conteúdo
Conteúdo 3
Controle de Estoques 4
Métodos de Previsão de Estoques 5
Método do último período 6
Método da média móvel 6
Método da média móvel ponderada 9
Método da média com ponderação exponencial 10
Método dos mínimos quadrados 12
Controle de Estoques
O objetivo básico do controle de estoques é evitar a falta de material sem que esta diligência resulte em estoque excessivo às reais necessidades da empresa. O controle procura manter os níveis estabelecidos em equilíbrio com as necessidades de consumo ou das vendas e os custos daí decorrentes.
Ainda utilizando o exemplo da figura 1, para se manter o nível de água, no tanque, é preciso que a abertura ou o diâmetro do ralo permita vazão proporcional ao volume de água que sai pela torneira. Se a torneira for fechada com o ralo destampado, interrompendo, assim, o fornecimento de água, o nível, em unidades volumétricas, chegará, após algum tempo, a zero. Por outro lado, se a ela for mantida aberta e o ralo fechado, impedindo a vazão, o nível subirá até o ponto de transbordar.
Ou, se o diâmetro do raio permite a saída da água, em volume maior que a entrada no tanque, será preciso abrir mais a torneira, permitindo o fluxo maior para compensar o excesso de escapamento e evitar o esvaziamento do tanque. De forma semelhante, os níveis dos estoques estão sujeitos à velocidade da demanda. Se a constância da procura sobre o material for maior que o tempo de ressuprimento, ou estas providências não forem tomadas em tempo oportuno, a fim de evitar a interrupção do fluxo de reabastecimento, haverá uma situação de ruptura ou de esvaziamento do seu estoque, com prejuízos visíveis para a produção, manutenção, vendas etc.
Se, em outro caso, não forem bem dimensionadas as necessidades do estoque, poderá chegar ao ponto de excesso de material ou ao transbordamento dos seus