Consumo consciente
Mas nós, consumidores, podemos optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou o gasto desnecessário de um material, utilizando assim os recursos de forma sustentável.
O consumidor consciente, já no ato da compra, deve decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Ele deve buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade global. Deve refletir a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si, mas em suas relações sociais, na economia e na natureza.
Algumas ações para o consumo consciente: Economize papel:
Procure usar os dois lados do papel, produto que exige grande quantidade de água e de energia para ser produzido. Antes de imprimir um documento, revise-o com cuidado, para não gastar papel e tinta à toa. Reutilize envelopes. Compre somente o necessário:
Para combater o excesso de lixo é preciso combater o excesso de luxo. Evite fazer compras por impulso, não consuma além de suas possibilidades para não desperdiçar. Planeje bem antes de ir ao mercado e evite comprar grandes volumes para estoque. Quanto menos você comprar, menos vai jogar fora. Evite mercadorias com muitas embalagens:
Quanto mais embalado o produto, maior a quantidade de lixo que será gerada. Por exemplo, se sua família é grande, compre as bebidas nas embalagens maiores. Quando for possível comprar embalagens retornáveis de refrigerante, dê preferência a compra, evitando as embalagens descartáveis. Dê preferência ao refil:
As embalagens de refis geralmente utilizam menos matéria-prima para sua fabricação, por serem mais simples, terem menos componentes. Dando preferência a produtos que oferecem a opção de refil,