Consumo consciente - ética
UNICARIOCA
CONSUMO CONSCIENTE
ALLAN FERNANDES
DANIEL TOSONI
LOUIS CARDOSO
MARCUS AURELIO
MESIAS LIMA
Trabalho apresentado como pré-requisito de parte da 2ª. Avaliação do Curso de Engenharia de Produção na disciplina “Ética e Responsabilidade Social” tendo como professora:
Regina Célia Pereira de Moraes
RIO DE JANERO
2012
Consumo consciente
Começamos este texto com um alerta, dados estatísticos que deveria servir para nortear, um planejamento estratégico, a fim de cuidarmos da saúde de nosso planeta já que implica também diretamente no nossa. Lamento dizer que a humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra, se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessário dois planetas Terras para atender toda nossa necessidade de água, energia e alimentos.
Segundo Mary (2006), relata em seu artigo sobre consumo consciente “Questão de escolha” se tivermos atitudes cotidianas, firmes e voluntárias de consumo consciente permitem qualquer pessoa cooperar para a qualidade de vida de todos e a preservação do meio ambiente, mas para isso devemos também semear essa idéia.
Avalia a autora que se deve analisar que tipo de mercadoria você está levando das prateleiras dos mercados, se for a mais barata e onde você não sabe a procedência da mercadoria, o baixo custo pode está relacionado com a exploração da mão-de-obra e trabalho infantil, pois esta atitude traz uma economia para o individuo, mas não para a sociedade e dessa maneira gera problemas sociais.
Como idéia básica de consumo consciente uma prática permanente que excede toda capacidade de compreensão das necessidades de cada individuo, levam-se em conta os seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente. A humanidade já está sentindo na pele o começo