Consumo abusivo
As bebidas alcoólicas como o seu nome indica, são bebidas que contêm álcool. O álcool etílico ou etanol, molécula de forma química CH3; CH2; OH, é o principal álcool destas bebidas, que contêm diferentes concentrações. O etanol é um líquido incolor, volátil, de cheiro caraterístico, de sabor queimoso e densidade 0,8 É miscível com água, ferve a 78,5º, e pode separar-se da água, por destilação A graduação alcoólica de uma bebida, é definida pela percentagem volumétrica de álcool puro que nela contêm. Assim, por ex: um vinho de 10º significa que, 1L contêm 10% de álcool, isto é, 100 ml ou 80 gramas de álcool. O álcool é um produto da fermentação de açúcares de numerosos produtos de origem vegetal (frutos, mel, tubérculos, cereais etc.), sob a influência de microrganismos, nomeadamente leveduras. Quanto à origem, as bebidas alcoólicas podem ser:
Bebidas Fermentadas ou bebidas destiladas
Bebidas fermentadas: os teores alcoólicos obtêm-se através da fermentação alcoólica dos sumos açucarados e pela ação das leveduras.
Bebidas destiladas: são métodos que resultam da destilação do álcool produzido no decurso da fermentação, através do processo de evaporação (seguida de condensação a frio) das bebidas fermentadas, podem obter-se bebidas mais graduadas.
São consideradas bebidas alcoólicas fermentadas:
O Vinho► Obtido por fermentação do sumo da uva. Tem graduação que vai de 8 a 13 graus. 1L de vinho de 12º grau, contém 120 ml de álcool puro, ou seja, 96 gramas de álcool;
A cerveja ► adquirida por fermentação de cereais (cevada) e aromatizada pelo lúpulo1 e a sua graduação varia entre 4 a 8 graus;
A água-pé ► obtida da mistura de água e mosto 2, já espremido. A sua graduação é de aproximadamente 2 a 3 graus;
A cidra ► obtida por meio de fermentação do sumo da maçã, raramente ultrapassa os 4 a 5 graus;
Outras bebidas ► provenientes da fermentação do sumo dos outros