Consumismo
Comunicação Social – Relações Públicas
6º Período
Disciplina: Teorias Sociais Contemporâneas
TRABALHO TEMÁTICO
1. Grupo:
Helena Moreira
Jordana Menezes
Luciana Pimenta
Nina Trevisan
2. Título:
Consumismo: o controle sobre a sociedade contemporânea
3. Tema:
A atuação exploratória da indústria cultural sobre a massa e o incentivo exagerado do consumismo: o controle subliminar (ele adorou isso!) sobre a sociedade pós-moderna.
4. Justificativa para a escolha do tema:
A escolha do tema se deu através da necessidade de compreender a lógica de controle do capitalismo sobre a civilização pós-moderna, partindo da idéia de que a relação entre repressão ideológica e a gratificação é uma forma de controle comportamental, considerando o consumo como sua principal ferramenta.
5. Uma previsão sobre o formato/produto desejado
Relacionar a repressão do consumismo no contexto capitalista pós-moderno, com o segmento de gratificação provocado na sociedade; e analisar se os pressupostos de dominação social permanecem atemporais, ou seja, como se dá a dominação, e a perenidade desta, atualmente sob a forma de consumo.
A configuração histórica da sociedade de consumo
A sociedade de consumo tem seu surgimento diretamente ligado ao desenvolvimento industrial e o excesso de oferta de produtos e serviços. A rápida difusão da sociedade de consumo se deu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nesse período, os Estados Unidos atingiram um alto patamar econômico, o que impulsionou as indústrias a investirem na produção de bens de consumo, resultando em um excedente de produto. Essa situação viabilizou, assim, a propagação de um novo padrão de comportamento da sociedade, vendo no consumo e no American way of life um modelo e estilo atraentes de vida.
Assim que os recursos foram ficando progressivamente disponíveis, a partir do citado aumento da oferta, o consumo atingiu o topo