consumir
Com relação ao vídeo que assistimos “A História das Coisas”, percebemos que ele fala sobre a prática de consumir, o ciclo de produção de bens de consumo, a destruição de recursos naturais, o que produzimos, como utilizamos os recursos que estão a nossa disposição e como nos confrontamos com os impasses entre o que a sociedade impõe em relação ao consumo e as consequências que ele nos traz. O mesmo é criado e narrado por Annie Leonard, atuante na área de desenvolvimento sustentável, durante 10 anos ela observa esse ciclo em diversos países e nos apresenta em forma de documentário, de onde vem e para onde vão os materiais consumíveis, principalmente nos Estados Unidos, pais onde vive e julga ser o maior consumidor e o que mais explora os recursos naturais do mundo, utilizando 30% dos recursos naturais disponíveis para sustentar sua população que é de 5% da população mundial.
A narradora expõe a sua preocupação com relação ao consumo, por sua vez, as organizações se mostram sem o mínimo de preocupação com as consequências desde consumo desenfreado. O vídeo também faz comparações entre os dias de hoje e há 50 anos, sobre o que as pessoas consumiam e como consumiam, sobre a importância que davam para os bens de consumo e a importância que dão hoje. Os equipamentos eletrônicos antigamente eram raros, por exemplo, uma família abastada tinha apenas uma televisão, hoje em dia nos lares das famílias de classe média alta tem-se praticamente uma televisão em cada cômodo da casa.
Ela mostra todos os agentes que interferem neste ciclo, como os governos, corporações e nós indivíduos comuns que usufruem desses bens. Visto que não está bem delimitado seu público alvo, ela responsabiliza e sensibiliza a todos para que tenham uma consciência sustentável. Nós, enquanto indivíduos comuns, estamos na condição de meros consumidores, enquanto as grandes corporações estão pensando em produzir e vender cada vez mais, impondo que o consumismo seja