consultoria
Centro de Educação a Distância
Polo Anápolis
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Assessoria e Consultoria em Serviço Social
Tutor (a):
Anápolis – GO
23-11-2013
Introdução
O Serviço Social tem seu surgimento marcado pela consolidação do sistema capitalista, no momento de sua manifestação como monopólio marcado pelo afloramento da “questão social”, matéria-prima do Serviço Social, que dá sustentação ao seu exercício profissional e contribui para o seu significado social e sua identidade. Desta forma, apreender como a categoria tem compreendido essa contradição e materializado a mesma no seu exercício cotidiano é fundamental para o fortalecimento da categoria profissional no sentido de conhecer de que forma a profissão tem se desenvolvido a partir da compreensão de sua gênese. A discussão apresentada se fundamenta na investigação do trabalho do assistente social, como profissão inserida em espaços públicos de gestão da política social.
Tem como objeto de pesquisa o exercício profissional dos Assistentes Sociais lotados em órgãos gestores da Política de Assistência Social na manifestação cotidiana da contradição da profissão e como objetivo geral, analisar como se apresenta esta contradição no exercício profissional dos Assistentes Sociais nestes órgãos gestores.
A assistência social é um direito de todo cidadão e dever do Estado, garantido na Constituição Federal e regulamentado na Lei Orgânica de Assistência Social, sancionada em 1993. O exercício da profissão é fiscalizado pelo Conselho Federal de Serviço Social e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social.
Assessoria no Serviço Social
Pode-se analisar a demanda de assessoria ao Serviço Social como sendo um processo de trabalho para a profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais e empresas privadas, sendo que o