consultoria
PROFESSORA:
MODELO CONTEMPORÂNEO DA GESTÃO À BRASILEIRA
2013
1. Cultura Organizacional
Cultura organizacional é um tema que, embora pesquisada no exterior desde a década de 50, somente a partir da década de 80 é que se tem dado maior atenção ao mesmo no Brasil. Assim , tem se tornado um dos grandes temas em debate na Psicologia do Trabalho, tanto na academia, como nas publicações da imprensa em geral. Para os estudiosos do comportamento humano, compreender a cultura de uma organização pode melhorar a nossa capacidade de entender, explicar e prever o comportamento das pessoas no trabalho.
A cultura organizacional surgiu no âmbito da teoria das organizações na década de 1980, nessa década foram desenvolvidos programas, conferências e simpósios focados na cultura organizacional, onde artigos e livros foram publicados.
O declínio da produtividade norte-americana juntamente com o ganho da competitividade dos modelos japoneses (milagre japonês) foi uma das principais causas levantadas para o interesse em cultura organizacional na década de 1980. Havia a necessidade de respostas a problemas práticos a gerência, que precisava dar um jeito na heterogeneidade dos padrões culturais daquele período.
Uma cultura organizacional sólida compartilhada e fundamentada em valores e crenças profundos se torna uma "arma secreta" na esfera gerencial e acadêmica. Diante da diversidade de conceitos desenvolvidos sobre a cultura organizacional, os conceitos tem por objetivo mostrar a complexidade do assunto.
Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. As empresas são bem mais do que isso. Elas possuem "personalidade" própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou