Consultoria e auditoria
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ROSEMARY ALVES DA SILVA
CONSULTORIA X AUDITORIA
São Paulo
2014
DIFERENÇAS ENTRE AUDITORIA E CONSULTORIA
Na conjuntura atual, de grande competitividade, complexidade de negócios, alternância de legislação e avanço da tecnologia da informação, entre outros fatores, e as modificações frequentes, inclusive operacionais de nossas empresas, como controles financeiros, custos, administração dos estoques e produção, fazem com que a sobrevivência e o crescimento dependam muito do talento e da habilidade dos administradores. Nesse contexto, a Auditoria e Consultoria apresenta-se também como grande ferramenta de apoio na Gestão das Empresas, proporcionando maior segurança aos administradores, acionistas, instituições financeiras e de fomento ao mercado em geral, pois possibilita a consistência e a confiabilidade das informações contábeis e financeiras, objetivando o reconhecimento do valor real da organização. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa as expõem a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios.
A Auditoria é uma atividade profissional regulamentada cujo principal objetivo é emitir uma opinião sobre demonstração financeira. Para isso, o auditor tem de ter formação em contabilidade. Já a Consultoria é uma atividade mais ampla que busca ajudar as organizações na melhoria de performances.
A diferença entre Auditoria e Consultoria reside no fato de aquela ser uma atividade profissional regulamentada, atinente à área contábil das organizações, e de esta auxiliar de maneira mais geral as instituições, com o objetivo de se melhorar o desempenho das empresas.
Ao auditor exige-se, essencialmente, o domínio de conhecimentos de contabilidade empresarial; já o consultor deve deter conhecimentos mais amplos, inclusive nas áreas jurídica e de recursos humanos.
Um bom auditor deve,