auditoria e consultoria
A auditoria não atua nas áreas operacionais da empresa, como por exemplo, o “chão de fábrica” de uma indústria ou a sistemática de compras e estoques, de um atacado ou varejo. Ela aborda estas áreas apenas contabilmente, portanto tem uma visão especifica e verticalizada.
Consultoria
A consultoria visa processar e interpretar informação relacionada com gestão de negócio. Ou seja, as empresas de consultoria têm como objectivo ajudar os clientes a encontrarem soluções rápidas, flexíveis e focadas no que diz respeito à competitividade entre as empresas. Desta forma, maximizam resultados - integrando estratégia com operações, implementando programas adequados de reduções de custos, desenvolvendo sistemas abrangentes e processos flexíveis para fornecer melhores soluções de gestão financeira.
A consultoria pode ser externa ou interna, sendo a primeira praticada por outras empresas especializadas e a segunda por funcionários da própria.
Auditoria
A auditoria visa fazer o estudo e avaliações diárias das transacções, procedimentos, operações e rotinas com impacto nas demonstrações financeiras. Ou seja, analisa a eficácia das políticas e práticas estabelecidas, pressupondo uma elevada ética e independência.
Quando as empresas apostam num negócio, cabe ao auditores avaliarem se é um bom negócio ou não. Neste sentido, ajudam a eliminar desperdícios, a simplificar tarefas e a reduzir os custos. Tal como as consultorias, as auditorias podem ser internas ou externas. As internas são realizadas por funcionários dentro da própria empresa, o que permite um maior controlo e