Consultoria em investimentos financeiros
Módulo: 4
Posicionamento crítico
Título Administração de Portfólio
Aluno:
Disciplina: Consultoria em Investimentos Financeiros
Turma:
Introdução
A abertura de capital consiste no lançamento de ações no mercado,além se ser um processo muito importante para a empresa. O processo de abertura de capital começa com o registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliarios para emissão publica da ações e também a CVM concede o registro para negociação em bolsa ou mercado de balcão. Após registra-se a empresa na companhia em bolsa.
Para que a empresa continue com a condição de capital aberto, a mesma tem que cumprir com as obrigações legais exigidas, tais como, por exemplo:
Relatório da Administração, Demonstrações Financeiras Anuais e respectivos pareceres de Auditoria Independente;
Demonstrações Financeiras Padronizadas;
Informações Trimestrais;
Informações Anuais;
AGO/E(s) divulgadas com Edital;
Divulgação de Fato Relevante;
Proibição de Uso de Informação Privilegiada por parte dos administradores;
Pagamento de Taxa de Fiscalização á CVM;
Pagamento de Anuidade á Bolsa.
Os novos acionistas querem que além de fazer parte da empresa que a mesma traga retorno do que investiu através da participação de resultados, o que não é estranho, pois se a empresa está crescendo e aumentado sua valorização no mercado os acionistas provem de seus benefícios.
A partir do momento que a empresa não tiver mais benefícios e seu custo é maior, deve – se pedir a deslistagem da bolsa, que normalmente acontece quando não há mais retorno de suas ações e competitividade é grande no mercado em que atua.
Evolução de abertura versus fechamento de capital
Nos tempos de hoje a abertura de capital se torna cada vez mais desejável pelas empresas de pequeno e médio porte. Pois a abertura do capital apesar se suas exigências legais esta trazendo benefícios como a captação de recursos e investidores potenciais nacionais e internacionais, além de obter