Consultoria de tst
Consultores
Thamirys Lomar Linhares
Júlio Tavares
Fabio
Jorge
Maio/2011
SUMÁRIO
1. Apresentação
2. Plano de Segurança Hospitalar
1. Apresentação
Hospitais e clínicas de saúde em todo o país buscam criar ambientes mais agradáveis e seguros para seus clientes e colaboradores. Diariamente os meios de comunicação divulgam notícias sobre eventos que de maneira direta ou indireta causam danos às organizações hospitalares e as pessoas que nela se encontram. Podemos citar alguns tipos de ocorrências de segurança como furto, roubo, agressão, acidentes, incêndio, sabotagem, assim como suicídio, subtração ou troca de incapaz, evasão de pacientes, entre muitos outros.
A importância dada à segurança em organizações hospitalares se deve ao fato incontestável de que esses ambientes são suscetíveis a muitos riscos, decorrentes de comportamentos humanos, acidentais ou intencionais, ou de fenômenos naturais. Estes riscos necessitam de um gerenciamento, levando-os a níveis aceitáveis pela instituição. O que diferencia uma organização de outra, no que diz respeito à segurança hospitalar, é a qualidade do seu planejamento para as situações de rotina e a atuação frente a emergências, assim como sua capacidade de assimilar as crises geradas por ocorrências de segurança e o modo como conduzirá as ações de contenção e continuidade do atendimento assistencial.
Com isso a TJF Consultoria elaborou esse documento visando atender as Normas Regulamentadoras, preservando a saúde e a integridade dos Trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais de trabalho, existentes na Empresa, que podem ser mensurados e localizados, definindo ações para atenua-los, extingui-los ou mantê-los sob controle.
2. Plano de Segurança Hospitalar
Com o objetivo de mitigar os riscos aos quais estão expostos os estabelecimentos de saúde, a TJF Consultoria desenvolveu o Plano de