Consultor organizacional – externo e interno
O Comprometimento do Cliente
Premissas Para a Consultoria
1. Introdução
No trabalho estruturado desenvolvido verificam-se o papel do consultor organizacional, bem como suas características. Descreve-se os dois tipos de consultor, o externo e o interno ressaltando as vantagens e desvantagens que cada um possui. Observa-se também o comprometimento do cliente para o bom desempenho da consultoria, assim como as premissas desenvolvidas que contribuem para o sucesso do serviço prestado a empresa-cliente.
2. O Consultor Organizacional
O consultor é um profissional que pode ser o próprio administrador da empresa ou alguém que a empresa contrata para realizar um serviço em determinado momento. O consultor deve possuir um perfil que transmita confiança, para a empresa que presta o serviço, também é preciso estar sempre atualizado, informado sobre a área em que está atuando.
Para exercer um bom papel o consultor deve ter conhecimento básico de todas as áreas, mas é necessário que mantenha o foco em um único assunto, porque é muito difícil conseguir ter um enorme grau de habilidade em todas as áreas. Então o consultor busca a especialização em uma área específica como, por exemplo: Recursos Humanos, Finanças ou Custos, Marketing entre outras.
O consultor deverá ter cuidado para não assumir um papel autoritário, é preciso se manter neutro fazendo com que o cliente se envolva na solução dos problemas encontrados, já que cabe a gerência da organização a implementação das melhorias propostas pelo consultor.
O Consultor tem por objetivo verificar qual área da empresa está com algum problema no momento e criar um plano de ação para solucioná-lo. A seguir será detalhada a atuação dos dois tipos de Consultores, o Externo e o Interno.
3. Consultor Externo
É aquele contratado por um executivo de uma empresa, para auxiliar nas tomadas de decisões de determinada área da empresa. Ele pode executar com maior sucesso a consultoria