Consulta
Administração da Produção
Curso
Administração
Docente(s)
Profº Lincoln Ciosaki
Módulo
4.1
Data da Postagem :
Setembro / 2012
Exercícios da apostila de adm. produção
Gabarito – Unidade 9
01. Quais são os tipos de arranjos físicos básicos usados em produção? Descreva as principais características de cada tipo.
R: Os principais tipos de arranjo físico são:
Por processo ou funcional
Flexível para atender a mudanças de mercado;
Atende a produtos diversificados em quantidades variáveis ao longo do tempo; Apresenta um fluxo longo dentro da fabrica; Adequado a produções diversificadas em pequenas e médias quantidades; Possibilita uma relativa satisfação no trabalho.
Em linha ou por produto
Para produção com pouca ou nenhuma diversificação,em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade; Alto investimento em máquinas; Costuma gerar monotonia e estresse nos operadores; Pode apresentar problemas com relação à quantidade dos produtos fabricados.
Celular
Relativa flexibilidade quanto ao tamanho de lotes por Produto; Específico para uma família de produtos; Diminui o transporte de material e os estoques; Centraliza a responsabilidade sobre os produtos fabricados.
Posicional ou de posição fixa
É indicado para um produto único, em quantidade pequena e em geral não repetitiva.
Mistos ou combinados
Conjunto de características definidas a partir da utilização de mais de um tipo de arranjo físico adotado. 02. Que tipo de arranjo físico uma operação produtiva deveria escolher?
R: O tipo de arranjo físico a ser escolhido para uma determinada unidade produtiva depende não só dos objetivos estratégicos da produção, como também da natureza da operação, determinada pelo tipo do sistema produtivo.
03. O que se deseja alcançar com o projeto do arranjo físico?
R: Ao se projetar o arranjo físico, busca-se o seguinte:
Operações de manufatura
Operações de serviço