Construção
Construção de uma ponte ligando as cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e São Brás do Suaçuí em Minas Gerais a um aterro sanitário, a fim de fazer a coleta dos resíduos descartados pela população dos três municípios. Sabendo que a obra e de extrema importância para a população e para o meio ambiente.
Obstáculos
Para a construção da ponte, será necessário que a via atravesse uma área de mata atlântica e o rio Paraopeba, para poder chegar à outra cidade. E nessa área de Mata Atlântica, existem várias espécies da fauna e flora que estão ameaçadas de extinção, dentre elas a Jaguatirica.
A Vegetação
A vegetação da região é constituída de campos nos trechos mais altos, cerrado, mata atlântica, matas de encosta e matas-galeria. No trecho onde será realizada a obra, a vegetação predominante é a Mata Atlântica.
A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais devastado, reduzido a 7% de sua área original. Apesar da intensa devastação, ainda abriga uma quantidade significativa de espécies tanto de animais quanto de vegetais.
O extrato vegetal é constituído basicamente por dois patamares, sendo o mais alto formado por árvores com estatura média de 35 metros, e o inferior caracterizado pela densidade arbustiva.
É um ecossistema de clima tropical, quente e úmido, apresentando um relevo de planaltos e serras que impedem a passagem de massa de ar (barlaventos), provocando chuvas constantes na região costeira.
A Jaguatirica Quando adulto, seu comprimento pode chegar até 1,35 m (incluindo o rabo), sua altura pode chegar a 50 cm, seu peso oscila entre 11 e 16 kg e sua expectativa de vida é de até 20 anos. A jaguatirica, considerada um felino de tamanho médio, é o terceiro maior felino da América, ficando atrás somente da onça pintada e do puma.
Este animal tem hábitos noturnos (embora possa também caçar durante o dia) e vive nas matas, caça com habilidade tanto no solo como em cima de árvores. A jaguatirica tem unhas bem afiadas, que são