Dinamicas Demograficas - matrizes culturais do brasil
Dinâmica Demográfica e seus impactos
Desde 1872, quando foi feito o primeiro censo nacional, a população brasileira cresceu de 10 milhões para quase 190 milhões de pessoas. Junto com esse aumento populacional, as cidades também se expandiram, gerando profundos impactos sobre a natureza e a qualidade de vida. Atividades produtivas como a agricultura e a pecuária cada vez mais disputam espaço com a floresta. Para tratar da relação entre a ocupação do território e a degradação ambiental no Brasil, o Estúdio CH desta semana recebe o demógrafo e sociólogo Daniel Hogan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Hogan, pesquisador do Núcleo de Estudos de População e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp, mostra de que forma os principais ecossistemas brasileiros são afetados pela dinâmica demográfica. Segundo ele, atualmente o tamanho da população que vive na Amazônia ou no cerrado, por exemplo, é menos importante para a integridade desses ecossistemas do que o uso que as pessoas fazem de seus recursos e as ferramentas tecnológicas empregadas para explorá-los.
Para o pesquisador, o chamado zoneamento ecológico econômico seria a estratégia mais racional para orientar a ocupação de certas regiões com atividades produtivas. Mas ele ressalta que é preciso levar em conta a vocação da área e que essa decisão não pode ser tomada individualmente pela população, pelo governo ou pelas empresas, pois isso poderia resultar na destruição da biodiversidade, uma das maiores heranças do país.
Em entrevista a Mariana Ferraz, Hogan discute ainda os benefícios e limitações das políticas de compensação pela preservação da biodiversidade e comenta as mudanças na dinâmica demográfica brasileira e nos padrões de migração da população no território nacional.
Matrizes culturais do Brasil.
Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A