construção sustentável
• Pedra
Bem úmida, com isso é bastante usada em locais de muito calor, muros de arrimo, fundações e muros aparentes, neste caso com finalidade também estética. Além de ser usada na alvenaria propriamente dita, pode ser usada apenas como revestimento; Aparência rústica, sendo assim uma característica forte em casas que procuram esse tipo de decoração.
A umidade também acaba sendo desvantagem pois usado em locais que o tempo já é úmido a casa começa a ter problemas; Hoje não é o mais procurado pelos modernistas.
• Bloco de concreto
Levantamento de paredes com maior velocidade, devido ao tamanho maior das peças quando comparadas aos tijolos convencionais o que também permite que as paredes sejam erguidas com alinhamento mais definido; as paredes permitem as passagens de tubulações destinadas as instalações elétricas, telefônicas e sanitárias, eliminando o trabalho posterior de cortar as paredes para o embutimento das canalizações.
Menor capacidade térmica e acústica, maior absorção de água, grande dificuldade no manuseio e maior custo da estrutura (peso) por m², comparando com tijolo de cerâmica.
• Concreto Celular Autoclavado
É um material leve, com isso economiza aço e concreto nas fundações e estruturas, maior produtividade por serem feito em grande dimensões, são fabricados com materiais totalmente inorgânicos e incombustíveis de elevado ponto de fusão e baixo coeficiente de dilatação térmica. Os Blocos de CCA possuem boa durabilidade e resistência à: umidade, formação de fungos, ataque de insetos e ação de elementos químicos, blocos maciços, menor custo de argamassa de assentamento; Regularidade dimensional, possibilidade de execução de revestimento de baixa espessura; facilidade de instalar na alvenaria todas as tubulações de elétricas e hidráulicas; bom isolamento, redução do consumo de energia com a climatização de ambiente, também apresentam um bom isolamento acústico tanto em relação aos ruídos internos quanto aos ruídos