reportagem
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
MUNICÍPIO DE CUIABÁ – MT
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
NOVEMBRO/2014
BRUNA PAULA PINTO
ELIETY SALESLEMES
GRAZYELLE TAYNÁ
JOSIMEYRE FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
LINDALVA NUNES
MARIA DE LURDES LEITE
TEREZA A. BRAGA DE ANDRADE
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Tecnologia de Alimentos, sob orientação da professora Márcia Americano e Ana Luiza Trovo da Faculdade de Nutrição da Universidade de Cuiabá-UNIC.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS
NOVEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) seguindo a determinação da lei nº 8.681, que trata da oferta de alimentos saudáveis nas cantinas das escolas, divulga na íntegra a cópia do regulamento, com o objetivo de alertar a todos os responsáveis pelas cantinas escolares a importância de fazer a adequação à regra atual.
Desde 13 de julho DE 2007, quando a Lei foi publicada no Diário Oficial, as normas passaram a valer e devem ser cumpridas em todas as escolas da rede pública e privadas que atendam a educação infantil e básica de Mato Grosso. As regras determinam que as cantinas fixem, em mural, informações nutricionais sobre os alimentos.
Entre os pontos destacados na lei estão proibições como venda de bebidas alcoólicas, refrigerantes, balas, pirulitos, gomas de mascar, alimentos industrializados com alto teor de gordura e sal, salgados fritos e outros alimentos comprovadamente prejudiciais à saúde.
Art. 5º A cantina escolar deve oferecer para consumo, diariamente, pelo menos uma variedade de fruta da estação in natura, inteira ou em pedaços, ou na forma de suco.
No ambiente escolar, o acesso aos alimentos pode ocorrer por meio de fontes diversas, sendo uma delas as cantinas escolares, presentes na maioria das escolas da América Latina (GABRIEL, 2006).
Nesse