atps
A UNIÓN FENOSA era uma empresa espanhola com presença em toda cadeia de valor do ciclo energético (produção de energia primaria, geração, distribuição e comercialização) de gás natural e de energia elétrica. Operava em 13 países e prestava serviço para quase 8,5 milhões de clientes em todo o mundo. No grupo trabalhavam 12.000 profissionais, dos quais a metade trabalhava fora da Espanha.
Iniciou seu ciclo de expansão a partir de uma estrutura integrada de negócios energéticos, ampla capacitação para desenvolvimento e infraestrutura, além de comprovada experiência internacional. No período de 2003 á 2006, a empresa dobrou de porte e a rentabilidade. A integração vertical dos negócios energéticos definiu o posicionamento da UNIÓN FENOSA e confirmou que a empresa tinha condições de enfrentar um novo e ambicioso ciclo de crescimento. Foi ai que surgiu a fusão com a empresa GAS NATURAL, uma das dez primeiras multinacionais Europeias no setor de energia e líder de integração vertical de gás e Energia Elétrica na Espanha e na America Latina, além de ser a maior operadora do mundo de gás natural líquido na Bacia Hidrográfica Atlântica. O grupo formado com a fusão conta com mais de 20.000 empregados, 40% dos quais trabalham fora da Espanha.
Formar uma equipe motivada e comprometida com os objetivos da nova empresa, que trabalhe com o espírito de servir e com forte vocação para a liderança empresarial, é uma das metas da empresa a curto prazo.E uma das principais ferramentas para se alcançar essa meta é a Universidade Corporativa do novo grupo.Desde a fundação, a direção da UC foi exercida por José Angel Fernandez Izard, que ainda está na direção, o que garante a aplicação pratica de toda experiência acumulada. O ano de 2010 foi o primeiro ano em que, depois da fusão com a empresa UNIÓN FENOSA, o grupo GÁS NATURAL passou a funcionar como uma empresa integrada, com estratégias globais, nas quais as expressões GÁS e ENERGIA ELETRICA se