CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
GLEYCIANE MATOS OLIVEIRA
Prof: PAULA ANDREA NASCIMENTO
Trabalho apresentado na faculdade de Engenharia Civil, valendo como a terceira avaliação de Ecologia Geral.
RIO VERDE – GOIÁS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Na busca de minimizar impactos ambientais provocados pela construção, surge a ideia da construção sustentável. Onde se tem o objetivo de utilizar tecnologias sustentáveis nas obras para preservar o meio ambiente e poupar recursos naturais.
Atualmente há um crescente interesse na redução de impactos ambientais associados ao setor da construção civil, seja na extração de matéria prima, na fase de beneficiamento e fabricação de componentes para a construção, ou seja, para que se tenha uma construção sustentável, são necessários materiais ecológicos e recicláveis, para não afetar a natureza.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Conceito
Abordagem integrada de criação e gestão responsável de um ambiente construído saudável, baseado na eficiência de recursos e princípios ecológicos. (KIBERT, C.J., 1994).
É um conceito moderno da Engenharia Civil que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura indo desde pequenas casas populares até a construção de grandes prédios tais como fábricas ou hospitais, visando sempre a preservação do meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Esse tipo de construção usa materiais locais, reciclados ou recicláveis, procura reduzir o consumo de água e energia, e também não produzir lixo e, transforma terrenos degradados em infraestrutura verde.
A ideia de construção sustentável não é assim tão nova, mas como quase tudo, demorou um pouco para chegar no Brasil. Países como EUA, Japão e os da