construção rural - produtos ceramicos
Produtos cerâmicos são materiais de construção obtidos pela moldagem, secagem e cozimento de argila ou misturas de materiais que contem argila.
TIJOLO
Matérias (blocos) que rejuntados com argamassa formam paredes, pilastras e mesmo baldrames e alicerces. Variam bastante quanto ao material, métodos de confecção e nas medidas. Os tipos mais utilizados são: tijolos maciços de barro cozidos, tijolos furados de barro cozidos, tijolos laminados de barro cozidos, tijolos de solo cimento prensadas, tijolos ou blocos de concretos. Onde estes dois últimos não são cerâmicos.
Algumas características de qualidade exigidas dos tijolos de barro cozidos:
Regularidade de forma e dimensões;
Cantos resistentes;
Massa homogênea (sem fendas, trincas e ou impurezas);
Cozimentos uniforme (o cozimento é responsável pela regularidade de medidas);
Som metálico quando percutido com martelo;
Em alguns casos exige-se impermeabilidade;
Facilidade de corte.
Obs.: quanto a resistência mecânica, os tijolos maciços podem ser classificados em 1ª e 2ª categorias, conforme a carga limite de compressão que suportam.
1) ADOBE: É obtido da argila simplesmente seca ao ar, sem cozimento e usado em construções rústicas, podendo resistir até 7MPa. Em contato com água sua resistência torna-se novamente plástica.
2) TIJOLOS MACIÇOS: São moldadas a mão ou máquinas em forma de madeira ou metálicas a partir de uma mistura de barro amassada. São colocados para secar terreiros nivelados, e revirados durante a secagem para diminuir o empenamento. Posteriormente, quando endurecem, são empilhados deixando possibilidade para circulação de ar. Nessa fase são cobertos com plástico ou palhas. Finalmente são cozidos a alta temperatura em fornos. Dimensões próximas de 21 x 10 x 05 cm, são usuais. A dimensão é maior é o dobro da dimensão média, somada a junta. A dimensão menor é a metade da dimensão média. Isto é feito para facilitar o assentamento.