a cultura grega
A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Inicialmente os gregos tentaram explicar os fenômenos da natureza com justificativas mitológicas, ou seja, atribuíam os acontecimentos a atos dos deuses, heróis e semideuses. Os gregos explicavam as origens das coisas por meio de mitos. Sua religião era Antropomórfica, ou seja, seus deuses tinham forma humana. A religião grega era uma fusão de divindades locais e orientais.
Para os gregos, esses deuses viviam no monte Olimpo e tinha sentimentos e paixões como os seres humanos, porem eram imortais.
Entre os principais deuses estavam Zeus, o rei dos deuses do Olimpo. Ele seria chamado mais tarde de Júpiter pelos romanos. Outros deuses importantes eram Hera,
mulher de Zeus e Atena, sua filha e protetora de Atenas, das artes e do saber; Apolo, deus da luz; Artemísia, deusa da caça; Dionísio, deus do vinho; Hermes, protetor do comércio e Afrodite, deusa do amor e da beleza. O mar, muito importante, era representado por Posseidon. Os gregos acreditavam que as terras boiavam sobre o corpo desse deus e se ele quisesse poderia acabar com o mundo de um momento para a outro.