Materiais de construção
I. Edificação
1. Conceito: Toda construção que tem por finalidade abrigar pessoas ou atividades.
2. Tipos de edificações: Residenciais (casas, apartamentos, ...) Comerciais (lojas, mercados, escritórios, ...) Industriais (fábricas, industrias, ...) Rurais Outros (hospitais, templos, conventos, ...)
3. Edificações ou construções rurais: Casa sede Casa do administrador Casa dos empregados Instalações para animais (obras zootécnicas) Instalações complementares (obras fitotécnicas)
II. Classificação dos materiais de construção
1. Materiais brutos: São utilizados na forma como são encontrados na natureza.
1. Pedras: Originam-se da desagregação das rochas pela ação do clima e da água. São utilizadas em trabalhos de revestimento e a alguns anos eram utilizadas como fundações e paredes.
1.2. Areia: (agregado miúdo) Originam-se da desagregação (desmonte) de rochas. A sua procedência deve ser de rios ou minas (depósitos naturais). Não devem ser usadas aquelas provenientes de regiões salinas ou de praia a beira mar, devido a porcentagem de sais que contém. A areia de beira de estradas poderá ser empregada em trabalhos secundários, porém é muito fina e com impurezas. A classificação das areias é de acordo com a sua granulometria: Fina (cal fino, revestimento fino); Média (assentamento de tijolos, azulejos, reboco); Grossa (concreto).
2. Seixo rolado:
Pedras que adquiriram forma arredondada por ação da natureza.
[pic]
2. Materiais semi-elaborados: Sofrem um processo simples de industrialização.
2.1. Pedra-britada: (agregado graúdo) É o agregado grosso resultante da fragmentação em britadores de rochas. Sua classificação é estabelecida entre faixas de menores e maiores grãos