Gestão de estoques
2012
Funções de estoque
Nos dias atuais, uma das áreas que mais se desenvolvem
dentro das organizações sem dúvida e a Gestão dos
Estoques. Nem sempre a Gestão dos Estoques foi uma área com que os administradores tanto se preocupassem, pois os altos estoques foram sinônimos de poder de liquidez e para muitos significavam estratégias competitivas. Hoje percebe-se que os investimentos em itens de estoque que ficam parados por períodos de tempo muito longos e sem necessidade retêm um alto investimento de capital das empresas. Diante disso, essas empresas passaram a estudar melhor seus estoques enxergando que é necessário abastecer as cadeias produtivas levando em consideração a necessidade de baixar os recursos investidos em estoques que não giram.
No mundo competitivo em que se vive a administração
dos materiais e recursos patrimoniais é imprescindível para o sucesso das organizações. Administrar estoques é uma arte resultante de uma série de técnicas que podem e devem ser utilizadas pelos administradores para buscar alternativas que possibilitem baixar cada vez mais a necessidade que as empresas têm de disponibilizar altos valores em recursos financeiros na compra e no armazenamento de materiais sem a necessidade de aquisição.
a) Controle de Estoque - responsável pela gestão econômica dos
estoques, através do planejamento e da programação de material,
compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material. O estoque é necessário para que o processo de produção da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis.
Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.
b) Classificação de Material - responsável pela identificação
(especificação), classificação, codificação e cadastramento de material. c) Aquisição /