construção naval -produção de petroleo
No Campo de Atum , são produzidos 2,7 mil barris/dia de óleo e 75 mil metros cúbicos de gás. No Ceará, são nove plataformas, em quatro campos petrolíferos. Todos estão situados no litoral de Paracuru: Curimã (com duas plataformas), Espada (uma plataforma), Atum (três plataformas) e Xaréu (três plataformas). A produção cearense é pequena, comparada à de outras bacias, como Campos.
Toda produção do campo é escoada em regime multifásico para o campo de Curimã (que também fica localizado na Bacia do Ceará), na plataforma PCR-1.Hoje, o sistema de coleta do campo consta de dois dutos e um umbilical de controle interligando à plataforma PEP-1. O escoamento consiste de um oleoduto multifásico de 5,6 quilômetros que leva da plataforma do campo à do campo de Curimã. De lá, o gás é enviado para a Lubnor (refinaria da Petrobras em Fortaleza), o óleo é enviado para um navio, onde é realizada a medição fiscal, e a água é tratada e descartada no mar.
2) Explique quais são os principais riscos encontrados em plataformas de petróleo e suas medidas preventivas
Principais problemas encontrados: descontrole sobre emissões de gases, rotas de fugas mal delineadas, despejo de dejetos sem tratamento no mar, botes salva-vidas incapazes de salvar, ferrugem acentuada, controle de manutenção deficiente e jornadas excessivas de profissionais de saúde foram os problemas que chamaram a atenção do MPT.
O risco de acidente está presente em cada uma das três fases da produção de hidrocarbonetos em alto mar: a extração, o processamento de hidrocarbonetos na plataforma e o bombeamento de petróleo obtido para navios-tanques.
Há duas opções para minimizar os riscos.
A primeira é melhorar constantemente a confiabilidade dos equipamentos, aplicar tecnologias inovadoras, melhorar a qualidade dos materiais utilizados e observar rigorosamente os requisitos de segurança elaborados ainda na