Construção do pensamento histórico ao longo do tempo
Leitura: Páginas 15 à 42
Quais as características da construção do pensamento histórico em cada uma dessas épocas?
Grécia Antiga: * Os gregos não acreditavam no passado longico. * Para eles a vida humana se movia em repetições como as estações do ano. * Acreditavam no individual e não no coletivo. * Não se preocupavam com o futuro, pois acreditavam que os oráculos tinham o dom de prever o futuro de cada individuo. * Interessavam-se pelo eterno e não pela “história universal”. * A história se fundia com o misticismo e a religiosidade grega. * Eles inventaram a história sem acreditar na história.
Roma Antiga: * Os romanos acreditavam no coletivo histórico, diferente dos gregos. * A ideia de “história universal” começa a ser formulada pelos romanos. * Ideia de controle de todos os povos por um único povo (dominação romana). * Com a decadência do Império Romano surge aliança com o cristianismo, originando uma nova visão histórica romana, baseando-se na ideia de “controle sobre todos os povos” através de um discurso teológico de salvação da humanidade. Roma salvando o mundo dos pecados. Idade Média:
* A igreja se torna a própria “história”, explicando tudo através da fé. * O pensamento medieval era dominar através da fé. * Rompimento com a metafísica. * Acumular riquezas, força, prestigio, honra e reconhecimento de todos.
Idade Moderna :
* Começa o contentamento à igreja e a verdade que ela empunha. * Os historiadores começam acreditar que o processo histórico é uma reconstrução da História. * Reunificação da humanidade sob o principio da razão. * O presente perde o direito de existir, ele está dominado pela ideia de revolução.