Construção de um termômetro utilizando álcool etílico
A energia térmica é a energia associada à liberação de calor através da agitação molecular, e a temperatura é um valor numérico que a expressa [1].
Dessa forma pode-se entender que a temperatura está relacionada com a energia interna do corpo, ou seja, associada à energia cinética das partículas desse corpo. Já o calor é a transferência de energia térmica de um corpo para outro.
Segundo Nussenzveig (2002), a temperatura é uma grandeza física que menciona a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico, podendo aplicar as leis da estática dos fluidos e definir a pressão P do fluido, exercida por ele sobre as paredes do recipiente e que é a mesma em qualquer ponto do fluido desprezando efeitos gravitacionais. Um sistema padrão C (termômetro) constituído por uma substância termométrica num recipiente, demonstra que o estado de um fluido em equilíbrio térmico fica inteiramente caracterizado pela sua pressão e volume, se alterar uma dessas variáveis, a outra também muda para outro valor bem definido quando o sistema atinge novamente o equilíbrio [2].
A medição de temperaturas necessita de instrumentos específicos que, em geral, fazem uso da Lei Zero da Termodinâmica e das alterações sofridas pelos materiais sujeitos a esta lei. Dentre as definições para a LZT, uma delas diz que “Dois sistemas que estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, estão em equilíbrio térmico entre si”, já com relação às alterações das propriedades dos materiais, em um determinado equilíbrio térmico, sabe-se que estes possuem valores, como pressão e volume, característicos e constantes. Estas duas situações permitem associar as características físicas de um material a um valor qualquer de temperatura de uma determinada escala termométrica [3].
A construção de uma escala termométrica pode se obter através da atribuição de um valor numérico a um determinado estado de um material, como feito na escala