um sonho
Um relatório deve ser um documento, sobretudo, informativo. Assim, ao procedermos à sua elaboração devemos ter em conta que o mesmo irá ser lido por outras pessoas, pelo que a sua leitura e compreensão deve ser rápida e fácil. Uma forma de conseguir isso passa por:
1.1. Usar uma formatação de texto de fácil leitura.
Um texto para ser lido de forma rápida e fácil de ser elaborado com um tipo de letra simples, com linhas bem espaçadas e parágrafos bem separados.
Os tipos de letra de leitura mais simples são o Arial e a Verdana. O tamanho da letra também tem um papel muito importante, não devendo ser demasiado grande nem demasiado pequeno. Dependendo do tipo de letra o tamanho deverá ser de 12 ou 11 pontos.
O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 pontos e entre cada parágrafo deverá ser deixada uma linha, devendo o espaçamento antes e depois ser de 0.
Os limites da página devem ser de 3 cm.
O texto deve estar justificado.
1.2. Usar uma estrutura bem definida e com um encadeamento lógico
Para além do que consta na primeira página (Título, Identificação e Resumo), a estrutura do relatório deverá, ainda conter os seguintes elementos por esta ordem:
a) Enquadramento teórico
b) Protocolo
c) Observações e medições
d) Tratamento de dados
e) Conclusões e críticas
f) Bibliografia
2. Protocolo
O protocolo deve conter o procedimento bem como a lista de reagentes e de material utilizado. Podem colocar aqui, sempre que necessário, o esquema da montagem:
3. Observações e medições
Nesta secção devem ser indicadas todas as observações e medições registadas durante o trabalho experimental. Uma boa forma de indicar estes dados é através de tabelas.
4. Tratamento de dados
Aqui, com base nos dados registados na secção anterior, fazem-se todos os cálculos necessários para a obtenção dos resultados numéricos e/ou gráficos.
5. Conclusões e críticas
Esta secção é muito importante ! É aqui que