Construção de um briefing
Dove
Desenvolvimento:
Origem:
Os primeiros a utilizarem o sabão foram os fenícios, por volta de 2500 a.C. Mas foi só no século XIX, que árabes e turcos disseminaram o produto pela Europa, onde o banho ainda não era um costume. Em 1879, foi acrescentado perfume à fórmula do sabão, surgiu então o sabonete. O sucesso foi tanto, que os banhos que antes eram anuais se tornaram cada vez mais frequentes.
Algumas décadas depois, o sabonete Dove foi desenvolvido nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente para a limpeza da pele dos soldados feridos. Nos anos 50, depois de desempenhar sua missão nos campos de batalha, a suave fórmula de Dove foi aprimorada para convertê-lo em um produto de beleza diferente de todos os outros, com significativo potencial de crescimento. Conquistado seu espaço entre as norte-americanas, Dove foi levado para outros países.
O nome escolhido não foi por acaso. Dove em inglês quer dizer pomba, um símbolo de paz.
Empresa fabricante:
Nos anos 50 o sabonete Dove foi lançado nos Estados Unidos. O produto custou a chegar ao Brasil, mas quando estreou, em 1992, com produtos importado dos Estados Unidos e após importados da Alemanha. Não havia concorrentes diretos. Dove foi o primeiro sabonete a anunciar a propriedade de hidratar a pele, transformando o banho em uma etapa do tratamento de beleza. A proposta ajustou-se perfeitamente às aspirações da mulher brasileira dos anos 90: independente e inserida no mercado de trabalho, continuava vaidosa, mas com tempo reduzido para dedicar aos cuidados do corpo. A campanha de lançamento de Dove dialogava com essa consumidora, enfatizando a eficiência e a praticidade do sabonete que, ao contrário dos outros, era capaz de limpar a pele sem ressecá-la. A receptividade foi grande, logo a marca teve fôlego para se aventurar em outras categorias, como desodorantes, loções para o corpo e produtos para os cabelos, sempre com creme hidratante em suas