Construção de edificios
Composito com Madeira–USP Inovação
Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.sbrt.ibict.br
RESPOSTA TÉCNICA
Título
Compósito com madeira
Resumo
Informação compósitos não convencionas feitos com madeira.
Palavras-chave
Compósitos; madeira; compósitos
Assunto
Fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada.
Demanda
Quero fabricar compósitos não convencionais feitos com madeira e gostaria de saber quais materiais utilizar como: aglutinantes, mas não quero utilizar resinas tradicionais.
Solução apresentada
Segue, abaixo uma pesquisa que utilizou materiais reciclados para a produção de compósitos plástico-madeira ou WPC (wood-plastic composites). A madeira utilizada na forma de pó e a serragem foram misturadas ao polietileno de baixa densidade - PEBD reciclado em uma extrusora monorrosca de 75 mm de diâmetro. Foram testadas formulações com 10%, 20%, 40% e 50% (em peso) de madeira. O teor de umidade inicial da madeira foi de 5,16% para o pó e 7,32% para a serragem. O conjunto de temperaturas da extrusora variou de 135ºC a 150ºC. Os resultados mostraram que a produção dos compósitos foi possível para as formulações com até 20% de madeira. Palavras-chave: compósitos plástico-madeira, WPC, resíduos de madeira, reciclagem de autoria de Fábio Minoru Yamaji e Arnaud Bonduelle:
INTRODUÇÃO
No setor madeireiro, a grande quantidade de resíduos gerados sempre foi motivo para preocupações. Dentre esses, o pó da lixa e a serragem merecem especial atenção por serem materiais de baixa densidade, exigindo maior espaço para a estocagem, além de serem materiais altamente combustíveis. Atualmente, cada vez mais os resíduos vêm despertando o interesse de pesquisadores e