CONSTRUÇÃO DA POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL E AS FUNÇOES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 1 INTRODUÇÃO
O serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico .Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX,quando se consolidou o processo de industrialização ,conhecido na historia da humanidade como Revolução Industrial . A partir da constituição de 1988,foram criadas leis que abrangeu os beneficiados.Tivemos também uma grande contribuição para a consolidação de assistência social como política publica de direitos para elaboração das leis orgânicas como LOAS,o SUS e também o ECA.
A assistência Social passou a ser reconhecida como política social ,facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços básicos e buscando reduzir as desigualdades sociais .
A assistência Social é uma política publica de atenção e defesa de direitos sociais;rompendo como caráter suplementar da assistência e efetivando-se como um direito universal e não contributivo (Lei orgânica da assistência social-8742/93).
Vamos ver também o serviço social como profissão uma profissão interventiva no âmbito da questão social ,fundamento básico de sua experiência ,expressa pelas condições do desenvolvimento da sociedade e pautada pelos princípios de democracia ,da liberdade e da justiça social.
Vermos abaixo com mais detalhes a Proteção social especial e Proteção Social Especial de Alta complexidade que são aqueles que garantem proteção integral com moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e pessoas que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, necessitando ser retirado do convívio familiar e/ou comunitário, sendo serviço de atendimento integral institucional, casa lar, casa de passagem, albergue, família substituta, família acolhedora, medidas socioeducativas restritivas e privadas de liberdade, semi-liberdade, internação provisória e sentenciada e o