Construção civil
• Etapas de construção de uma edificação:
- Locação da Obra:
Implantação de um projeto no terreno, de modo a determinar todos os referenciais necessários à construção da obra. Simplificando: Passar do papel para a obra real.
- Fundações:
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia.
Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
Tipos de fundação:
As fundações se classificam em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apoia. Fundações diretas são aquelas que transferem as cargas para camadas de solo capazes de suportá-las, sem deformar-se exageradamente. Esta transmissão é feita através da base do elemento estrutural da fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma de transferência das cargas.
As fundações diretas podem ser subdivididas em rasas e profundas.
A fundação rasa se caracteriza quando a camada de suporte está próxima à superfície do solo (profundidade até 2,5 m), ou quando a cota de apoio é inferior à largura do elemento da fundação. Por outro lado, a fundação é considerada profunda se suas dimensões ultrapassam todos os limites acima mencionados. Fundações indiretas são aquelas que transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta. As fundações indiretas são todas profundas, devido às dimensões das peças estruturais.
- Instalações Provisórias:
As condições desfavoráveis de trabalho na construção civil, somadas à velocidade com que uma obra se realiza e o pensamento equivocado do empregador com relação ao custo aplicado em