Construção Civil
O Politetrafluoretileno (PTFE) é formado a partir do monômero tetrafluoretileno (CF2=CF2) e o polímero oriundo deste monômero é similar ao polietileno, onde os átomos de hidrogênio estão substituídos por flúor. O PTFE ficou conhecido mundialmente pela marca Teflon da Dupont,
Por conta da proteção dos átomos de flúor sobre a cadeia carbônica, é praticamente inerte, não reage com outras substâncias químicas, exceto em condições especiais. Por esta ausência de reação com outras substâncias, sua toxidade é nula, resultando em um produto com características excepcionais.
É um plástico com uma grande versatilidade de uso, e muito usado em vários seguimentos da indústria. Oferece uma excelente combinação de propriedades químicas, elétricas, mecânicas, térmicas e de anti-aderência. Resiste ao calor e à corrosão por agentes químicos; por isso, apesar de ser caro, é muito utilizado em encanamentos, válvulas, registros, panelas domésticas, próteses, isolamentos elétricos, antenas parabólicas, revestimentos para equipamentos químicos etc.
O PTFE tem encontrado muitas aplicações na área da construção civil. Apoios para pontes e viadutos, grandes coberturas, tubulações em aço ou concreto, suportes de tanques e outras estruturas submetidas à dilatação ou vibração. Revestimentos que não permitem a aderência de sujeira e peças de apoio para minimizar o atrito.
Um de seus empregos mais curiosos está na construção de edificações à prova de terremotos, pois, sapatas deslizantes de PTFE, incluídas nas fundações, permitem que o prédio se movimente sem desgastar os seus suportes.
Impedem a proliferação de fungos, pela característica hidrostática do produto, a limpeza da membrana é feita pela própria chuva, o que favorece a manutenção. As partículas de sujeira praticamente não se fixam devido as suas propriedades.
Tem uma expectativa de vida útil superior a 30 anos. Entretanto por sua menor flexibilidade, há necessidade de cuidados especiais no manuseio,