construção civil
ANNE JUNG DE OLIVEIRA
Brian Garcia Troib
Charles Stela
Fábio Martins
Heloísa Queiroz Campelo
PATRICIA BAUR
Roberta Gonçalves
Sabrina Vicari
ValÉria Ramos
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
DOSAGEM DE CONCRETO
CURITIBA
2013
Sumário
1. introdução e objetivos
Neste relatório apresenta-se informações e conclusões sobre as diferentes dosagens de concreto realizadas nas aulas da disciplina de Laboratório de Materiais de Construção Civil.
Encontrar a dosagem ideal do concreto é de extrema importância, pois ela define a proporção adequada e mais econômica entre os materiais utilizados nele (cimento, água, agregados, adições e aditivos).
Sendo assim, foram realizados ensaios com o objetivo de se conhecer o comportamento do concreto no que diz respeito à sua fluência, abatimento, forma, aspecto aparente, entre outros. O estudo tinha enfoque em utilizar diferentes teores e traços (rico, pobre e intermediário) e analisar a dosagem adequada com base nas normas e na literatura apresentada nas aulas teóricas sobre o tema.
A seguir, descreveremos os ensaios executados e resultados obtidos.
2. CONCRETO
2.1 CONCEITOS BÁSICOS
Concreto é o resultado da mistura de cimento, água, brita e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (brita e areia), formando um bloco monolítico.
No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que aparecerão quando este excesso evaporar (FREITAS).
A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem é chamada de fator água/cimento (a/c).
O