construção civil
ISSN 1984-9354
A SEGURANÇA DO TRABALHO E
QUALIDADE DE VIDA NA
CONSTRUÇÃO CIVIL
Marisa Fasura de Amorim
(UFF- Univ. Federal Fluminense)
Ana Lúcia Torres Seroa da Motta
(UFF- Univ. Federal Fluminense)
Resumo
A indústria da construção civil é um dos setores que mais cresce no país. Paralelamente a isso, é um dos setores que apresenta maior índice de acidentes de trabalho. Dentre as causas mais comuns, estão à falta de qualificação dos trabalhadoores, a alta rotatividade da mãose-obra e a falta de segurança no ambiente de trabalho. Perante este quadro, algumas empresas estão investindo na qualificação de seus profissionais. Este processo está ocorrendo principalmente devido à escassez de mão-de-obra no mercado e ao grande volume de obras que estão ocorrendo no país devido principalmente aos eventos que ocorrerão nos próximos anos como a Copa Mundial de Futebol que ocorrerá em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016. Para que haja segurança nos ambientes de trabalho é necessário que haja treinamento e conscientização. Só com a união destas forças ocorrerá a mudança nos ambientes produtivos.
Palavras-chaves: segurança, educação profissional, construção civil
IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
20, 21 e 22 de junho de 2013
Introdução
A construção civil no Brasil está passando por uma fase de crescimento e valorização, principalmente devido ao advento da Copa Mundial de Futebol que ocorrerá em 2014 e os
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016. Novas tecnologias construtivas estão sendo empregadas e as preocupações com a sustentabilidade e a segurança do trabalho passaram a ser questões fundamentais dentro do processo produtivo.
A Indústria da Construção Civil é um dos setores que mais geram emprego.
Entretanto, devido à falta de qualificação de seus profissionais e o descaso de algumas empresas é