trabalho
Introdução:
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
Ganha extensão mundial e acaba por juntar artistas anteriormente ligados ao dadaísmo.
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
O líder André Breton era explícito em sua afirmação de que:
"O Surrealismo era acima de tudo, um movimento revolucionário."
Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:
_ Pintura com elementos surreais
_ Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
_Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário
_Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas
_ Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.
O Surrealismo pregava a revolta contra tudo aquilo que reprimia a liberdade. E nada é mais livre que os nossos sonhos, nosso subconsciente. Assim, imagens visuais do subconsciente são usadas sem qualquer intenção de realizar um trabalho artístico lógico e compreensível. O subjetivo e o ilógico acima de tudo.
Algun dos principais nomes:
André Breton (1896- 1966)
Considerado pai e fundador do movimento surrealista, foi autor dos Manifestos Surrealistas (1924 e 1929), alguns pequenos volumes de poesia e um romance, entre outros livros.