Construção civil e a degradação ambiental
Ruan Ricardo de Sena
Prof. Júlio Roussenq Neto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Centro de Formação Tecnológica
Engenharia Civil (ENC 14) – Ecologia
20/04/2012
RESUMO
A construção civil é uma das áreas mais importantes do século XXI, devido também a ousadia dos construtores, que estão cada vez mais utilizando de muita tecnologia para a realização de seus projetos. Mas acontece que a área para construção esta cada vez mais limitada, principalmente nas grandes cidades, o que se torna necessário à construção de grandes prédios para suportar a massa populacional. Com uma grande construção, muitos pensam que o dano ao meio ambiente será menor, mas existem “N” fatores que o prejudicam. A engenharia está aí para isso, para identificarmos esses fatores e tentar minimiza-los ao máximo.
Palavras-Chave: sustentabilidade, poluição, desperdícios.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar sobre o tema: Construção Civil e Degradação Ambiental.
As questões ambientais obrigatoriamente devem ser um dos focos principais na construção civil. Tirar e não repor é o maior erro, por exemplo, desmatar uma área e não plantar outras árvores em outras regiões é com certeza um descaso. Tem um ditado que diz, “Você colhe o que você planta”. Mesmo que a intenção do ditado não seja essa, podemos parar para pensar, e aí? E se eu não plantar? Se eu não renovar? Será que sempre vou ter para colher? São questões que quase ninguém para pra pensar.
No decorrer do trabalho vou apresentar alguns exemplos que ocorrem na engenharia, e o que podemos fazer para diminuir ao máximo, utilizando conceitos de construção sustentável, que possuem modelos de construção que propõe solução dos principais problemas ambientais, sem deixar de utilizar a tecnologia moderna.
2 CONSTRUÇÃO CIVIL E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Segundo Barreto “A construção civil é uma indústria que produz grandes impactos ambientais, desde a extração das