Construtivismo
Trata-se da avaliação feita pelo professor e pelo próprio aluno, juntos, parceiros no processo de aprendizagem. O professor auxilia e o aluno consegue perceber onde deve melhorar e ao mesmo tempo pode avaliar seu próprio trabalho e redireciona-lo quando necessário. É a avaliação que exerce função diagnóstica e utiliza os resultados para trabalhar com as dificuldades do individuo sendo assim também emancipadora, pois vai além de simplesmente mensurar a aprendizagem.
4º Durante o mês uma professora de ensino fundamental solicita que seus alunos façam diversas atividades semanais. A professora as corrige, elabora registros e as entrega aos alunos. Nada mais é feito.
Embora a professora tenha se utilizado de diferentes estratégias para avaliar o processo de ensino aprendizagem, não se pode dizer que a mesma esteja empregando a função mediadora.
A) Explique porque isso não acontece.
A professora utiliza vários diferentes métodos para avaliação das atividades, porém deve pensar nas estratégias pedagógicas que ela deverá utilizar para interagir com o aluno, toda a resposta do aluno é ponto de partida para novas interrogações ou desafio da professora.
B) O que você sugeriria à professora?
A professora deve dar oportunidades ao aluno de emitir idéias sobre um assunto para ressaltar as hipóteses em construção, ou as que já foram elaboradas.
7º Em uma perspectiva mediadora, que perguntas devem nortear o professor ao corrigir o trabalho do aluno além do certo X errado, do aprendeu X não aprendeu?
O professor pode fazer comentários sobre as tarefas, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores situações. Deve-se atribuir significados ao que se observa em sua tarefa, valorizando idéia e dando importância às dificuldades dos alunos.
10º Após a leitura do livro, escreva (no máximo 10 linhas) porque, no cotidiano