Construtivismo
ISPOCAB
TRABALHO INVESTIGATIVO DE
PSICOLOGIA GERAL
TEMA:
GRUPO Nº 6
TURMA: B
1º ANO
PERÍODO: MANHÃ
CURSO: CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DOCENTE:
__________________________
SUZANA NBEMBELE
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA
ISPOCAB
TRABALHO INVESTIGATIVO DE
PSICOLOGIA GERAL
TEMA:
ELEMENTOS DO GRUPO:
1- FILIPE VIANA
2- EVALINDA SALGADO
3- IGRILDE R. ANTUNES
4- JOANA K. CH. CASSANDA
5- GASPAR MATEUS U. DANIEL
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
CONSTRUTIVISMO
OS PERÍODOS DA INTELIGÊNCIA
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
CONCLUSÃO
Concluímos que o construtivismo sendo uma das correntes teóricas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas duas acções mútuas não só entre o indivíduo e o meio, mas para Piaget o sujeito estabelece acção de troca com o meio o qual pressupõe duas dimensões: a assimilação e a acomodação. Assim é importante destacar que o aspecto mais revisado por Piaget ao longo de sua vida, diz respeito, a formação final de níveis sucessíveis de equilíbrio: 1º entre o objecto – esquema; 2º entre esquema; 3º a elaboração de uma hierarquia de esquemas que permita articular a relação entre eles. Os processos de instruções que as crianças recebem na escola amplia as suas estruturas de pensamento em forma de pensamento mais elevados próprios da formação de conceitos científicos.
BIBLIOGRAFIA
Coll, César. Piaget, o construtivismo e a educação escola: onde está o fio condutor? In: Substratum: Temas Fundamentais em Psicologia e Educação, v.1, n.1 (Cem Anos com Piaget). Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.p.145-164.
Bassedas, E. Aprender e ensinar na educação infantil. Trad. Cristina M. Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.: Lê, 1998.
Galvão, Izabel. Henry Wallon: uma concepção dialéctica do desenvolvimento humano. 4ª ed. Petrópoles: Vozes, 1998.
Wadsworth, B. Inteligência e afectividade da criança na