Construtivismo
Foram aplicadas 2 tipos de provas operatórias de Piaget, sendo elas: conservação de conjuntos e inclusão de classes, em crianças de 4, 5 e 6 anos. Estas provas foram aplicadas na Instituição de ensino Lima Guimarães, instituto de educação Cidade Dutra s/c LTDA localizada na Rua Ariabu, 298.
Segundo os estudos de Piaget, as crianças entre 2 e 7, se encontram no estádio pré-operatório, ou primeira infância, não tem noção de conservação, isto é, quando ela não acredita que pode haver diferentes configurações para um mesmo objeto.Este período se caracteriza pelo egocentrismo, centralismo e irreversibilidade, ou seja, não sente necessidade de justificar seu raciocínio, além de sentir dificuldade de sair do seu ponto de vista pra assumir o do outro, ou ainda, ter sua atenção voltada somente ao aspecto ou configuração do objeto, não vendo a possibilidade de transformá-lo.
Suas principais características são: animismo; tendência de a criança dar vida a seres não vivos. Antropomorfismo; tendência de a criança atribuir formas humanas a seres não humanos. E artificialismo; todas as coisas foram construídas pelo homem ou alguma entidade divina, para o homem.
Provas operatórias de Jean Piaget
Prova: conservação de conjuntos.
Material: 10 círculos vermelhos, 10 círculo verdes.
O objetivo desta prova operatória é avaliar a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores ou tamanhos. É desta maneira que poderemos observar a noção de quantidade na visão da criança.
1- Após tornar a prova atrativa para a criança, e usando uma linguagem de forma compreensível, são colocados os círculos em sequencia de cores, são duas fileiras, uma de círculos vermelhos e outra de círculos verdes. As fileiras tem a mesma quantidade de círculos.
2- Quando afastamos os círculos, deixando as fileiras desiguais, a criança tem a percepção de tamanho e não de quantidade. Logo a fileira de círculos afastada será maior.
3- A partir dos 5 anos de idade