Construtivismo
Psicologias em construção Estando sempre em permanente desenvolvimento, a psicologia ganha uma nova vertente que nasceu na União Soviética, embalada pela revolução de 1917 e pela teria Marxista no Oriente , a teoria sócio historia ganharia importância nos anos 70, tornando-se referencia para o psicologia do desenvolvimento, a psicologia social e para a psicologia da educação. Para Vigotski, o mundo psíquico o mundo de hoje não foi e nunca será sempre assim, pois sua caracterização esta diretamente ligada ao mundo material e as formas de vida que o homem vem construindo no decorrer da historia da humanidade.
Princípios da Teoria
As teorias que Vigotski desenvolveu não puderam ser completadas por ele, porque ele faleceu muito cedo , porem , o desafio de Vigotski foi assumido por seus parceiros de trabalho , Luria e Leontiv. Sua obra ficou por muitos anos restrita a União Soviética, mas hoje a Europa , ao Estados Unidos e os países do terceiro mundo vem utilizados suas teorias principalmente nas áreas da psicologia da educação e da psicologia Social.
Seus principais princípios foram: a compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal, pois os animais não tem vida social e cultural.
As funções superiores do homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possuem, em potencial, tais capacidades.
A linguagem e o pensamento humano tem origem social. A cultura faz parte do desenvolvimento humano.
A consciência e o comportamento são aspectos integrados de uma unidade (ou seja, pessoas) não podem ser isoladas pela psicologia.
E sobre a estrutura a Teoria Marxista Vigotski escreveu:
Todos os fenômenos devem ser estudados com processos em permanente movimento e transformação.
O homem constitui-se e transforma-se ao atuar sobre a natureza com sua atividade e seus movimentos.
Não se pode construir qualquer conhecimento a