CONSTRUINDO O COTIDIANO DE UM AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL
RIO DE JANEIRO, 25 DE MAIO DE 2008
CONSTRUINDO O COTIDIANO DE UM AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL – NATAL/RN
Danielle Leal Caldas e Ana Maria Cerqueira Rique
O Ambulatório de Saúde Mental está localizado dentro do Centro Clínico Dr. José Carlos Passos, no bairro da Ribeira no Distrito Sanitário Leste da cidade de Natal-RN.
Pretendemos relatar o cotidiano deste serviço com suas dificuldades e seu crescimento para construir uma assistência inovadora que facilite a reinserção social do portador de transtorno mental e sua crescente conquista pela cidadania.
Atualmente a equipe multidisciplinar é formada por três psiquiatras, três psicólogas, uma filósofa, uma arte educadora, uma técnica de enfermagem e uma assistente social. O Ambulatório atende aproximadamente 200 usuários, sendo 55% mulheres e 45% homens.
No cotidiano do serviço são realizados atendimentos individuais aos usuários do programa e também a pessoas encaminhadas por outros serviços ou que chegam por demanda espontânea. O atendimento em grupo é realizado através do “Bom Dia”, grupo aberto onde todos os usuários participam; das oficinas terapêuticas: de jardinagem, pintura, artesanato.
Há grupo de família realizado mensalmente, atendimento individual ao familiar ou atendimento família-usuário, seja pela procura espontânea ou por convite da equipe.
As atividades externas também são consideradas importantes. O Apoio Matricial tem sido realizado ainda de maneira tímida.
A equipe tem se voltado também para construir estratégias de inserção dos usuários em dispositivos da comunidade, possibilitando um alargamento do território de cada usuário. Procura-se operacionalizar projetos terapêuticos, em consonância com as demandas de cada um. Neste momento estamos buscando privilegiar o lugar da clínica procurando dá mais espaço para o sujeito do inconsciente.