Construindo o cenário: De 1840 e 1880
Entre os anos de 1840 e 1880, tiveram vários acontecimentos e personalidades que se combinadas resultaram nos percursores da testagem moderna.
O primeiro ponto que merece destaque foi o crescente interesse cientifico quanto a consciência publica sobre os problemas mentais, surgiram enormes esforços para melhorar o diagnostico e o tratamento dessas doenças. Já o lado humanitário destes esforços ficou por conta de Dorothea Dix. Seus esforços resultaram em melhoramentos nas condições carcerárias e hospitalares. No lado cientifico, começaram a aparecer formas de diagnosticar os problemas mentais, surgiram alguns métodos simples para mensuração da capacidade mental, medidas que não dispunham de normas, nem de dados confiáveis, mas já era um avanço pois, anteciparam os elementos de medidas que iriam se desenvolver mais tarde.
O segundo ponto significativo foi a adoção de exames escritos formais pelo Boston School Committee, dirigido por Horace Mann, houve uma melhora significativa na forma como as escolas avaliavam seus alunos.
O terceiro ponto foram os estudos de Darwin, Das origens das espécies por meio da seleção natural, assim como A descendência do homem e a seleção em relação ao sexo e A expressão das emoções no homem e nos animais. Que tiveram grande importância para psicologia, pois fez com que as pessoas começassem a pensar sobre as diferenças entre as espécies e também sobre as diferenças dos indivíduos.
Em quarto lugar, no ano de 1879 teve o surgimento da psicologia experimental. Ano em que Wilhelm Wundt inaugurou seu laboratório na Universidade de Leipzig. A psicologia experimental desenvolveu-se a partir da fisiologia, com a psicofísica servindo de elo entre elas. A sua contribuição mais importante para a testagem teve dois lados. Primeiro, estava concentrada na padronização das condições e nas reações motoras simples e assim por diante. Segundo, preocupava-se com os processo elementares: sensação, limiares,