Construindo um telescópio
Se você já se meteu a fazer trabalhos numa área fora de sua especialidade, já teve ter tido algumas das dificuldades citadas nesse texto; Já deve ter tido a desagradável surpresa de cortar um pedaço de madeira certinho, medido direitinho e na hora de usá-lo, ele não encaixa, fica folgado ou entorta o conjunto.
Alguns cuidados podem ser tomados para reduzir em muito esses problemas.
Lembre-se que se você construir um telescópio tosco, sem firmeza, que na hora do uso precisa segurar aqui, puxar alí, escorar lá... vai acabar desanimando de usar o equipamento.
Apanhei muito para construir meu primeiro telescópio principalmente por falta de informações completas.
A maioria dos sites que encontrei na Internet sobre construção de telescópios, traz fotos ou “modelos fechados”. ...foto é bom, mas um texto explicativo sempre ajuda. Sem saber o “porquê” de certas soluções encontradas, eu ficava sem saber se eu podia ou não mudar aquela característica.
Lí uma tonelada de artigos na Internet.
Algumas vezes, visitei alguns sites e lí por cima as instruções lá e perdi partes importantes do texto, que teriam me feito economizar o tempo de reinventar a roda. Foi assim com a maneira simples para dividir a circunferência em três partes e a maneira de cortar tubos. Por isso, no meu texto, sempre que me refiro a uma tarefa que exige algum "macete" coloco links para o tópico referente aqui nessa sessão; Algumas vezes esse link poderá parecer apenas algumas linhas abaixo de um lugar onde já apareceu. O motivo dessa redundância de links é garantir que o leitor da página não perca essa informação.
Em cada sessão coloquei também um link para uma página adicional, onde conto os erros que cometí na primeira construção; Alguns desses erros talvez sejam comuns e com aquela narrativa, se você tiver que cometer erros, pelo menos que sejam diferentes. :-) Meu objetivo aqui é passar a experiência que obtive nesse trabalho pra quem está se aventurando nessa seara.
Os textos