construcao civil
Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juros) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
O juros pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).
Taxa Selic A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária.
Metodologia de cálculo
A taxa média ajustada das mencionadas operações de financiamento é calculada de acordo com a seguinte fórmula[1]:
onde,
Lj: fator diário correspondente à taxa da j-ésima operação;
Vj: valor financeiro correspondente à taxa da j-ésima operação; n: número de operações que compõem a amostra.
Poupança
A Poupança é uma das aplicações financeiras mais tradicionais do mercado. São mais de 150 anos ajudando milhares de brasileiros a pouparem dinheiro. É uma aplicação simples, segura e com liquidez diária, e os recursos guardados na Poupança são remunerados mensalmente com juros mais TR – Taxa Referencial.
Taxa Referencial (TR) é uma taxa de juros de referência, da Lei n° 8.177, de 1º de março de 1991. Integrava um conjunto de medidas de política econômica do governo brasileiro, o chamado Plano Collor II - visando a desindexação da economia e o combate àinflação. A TR deveria servir como referência para os juros vigentes no Brasil, sendo divulgada mensalmente, a fim de evitar que a taxa de juros do mês corrente refletisse a inflação do mês anterior .