Construc A O Do Conhecimento
FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
EP153B – Metodologia do Ensino Fundamental
Relatório Individual
Débora Castro Cabral
RA 032158
A construção do conhecimento do aluno do Ensino Fundamental
Introdução:
Quais reflexões críticas uma aluna do segundo ano de Pedagogia poderia fazer de apenas três visitas a uma escola Estadual de Ensino Fundamental? Inicio o relatório com essa pergunta tão subjetiva, porque a princípio, compreendi a tarefa como sendo muito difícil. As minhas anotações eram ricas, mas eu não conseguia enxergar os detalhes tão valiosos que existiam no meu material. Hoje percebo que, eu estava agindo como uma garota assustada nesse meu primeiro contato com a educação formal (pois no informal eu já venho desenvolvendo alguns trabalhos há um tempo). “Indisciplinados”, “esses alunos fazem muita bagunça”, “como irei fazer uma reflexão se só presenciei bagunça e barulho”, esses eram meus questionamentos. Passado o tempo, a menina assustada resolveu olhar para prática e uni-la a teoria dada em sala e acabou se empolgando ainda mais com a Pedagogia.
Eu podia fazer reflexões críticas com a minha singela bagagem e como a tendência era minha experiência entre prática e teoria aumentar, eu poderia fazer reflexões cada vez mais profundas e quem sabe utiliza-las como futura pedagoga.
A Escola
A nossa visita (minha e do colega Alexandre) foi a Escola Estadual Washington José de Lacerda Ortiz, localizada no Jardim do Lago, um bairro muito simples de Campinas. A favela era logo ali, algumas ruas abaixo, a escola era pequena, mas aconchegante. A escola era limpa, arborizada, sem pixações, o banheiro limpo, conservado, existiam algumas placas: “dê descarga”, “conserve a nossa escola”. Pergunto-me hoje, como alunos que considerei tão indisciplinados respeitam tanto esse ambiente físico escolar? E porque entre “quatro paredes”, dentro das salas, a desorganização prevalecia?
Acompanhei a trajetória de uma professora e ao mesmo