Constru es rurais
R: Um material é mais econômico que outro, quando em igualdade de condições de resistência, durabilidade, estabilidade e estética, tiver preço inferior de assentamento na obra. Ou ainda, quando em igualdade de preço apresentar maior resistência, durabilidade, estabilidade e beleza.
02) De onde provêm as britas e como se dá a classificação das britas de acordo com sua granulometria? Mostre a tabela.
R: As britas provêm da desagregação das rochas em britadores e que após passar em peneiras selecionadoras são classificadas de acordo com sua dimensão média, variável de 4,8 a 76 mm. Classifica-se em brita número zero, um, dois, três e quatro.
Classificação de acordo com a granulometria das britas:
Pedra 0 (ou pedrisco) 4,8 a 9,5 mm
Pedra 1 9,5 a 19 mm
Pedra 2 19 a 25 mm
Pedra 3 25 a 38 mm
Pedra 4 38 a 76 mm
Pedra-de-mão (cascalho) 76 a 250 mm
03) Qual seria o problema proveniente da utilização de areia de praia para fazer concreto?
R: Na areia de praia há sal, o sal assim como a matéria orgânica quando presentes na areia causam trincas na argamassa e prejudicam a ação química do cimento.
04) Quais são os materiais aglomerantes e qual sua principal utilização?
R: Os aglomerantes são os produtos ativos empregados para a confecção de argamassas e concretos. Os principais são: cimento, cal e gesso. Apresentam-se sob forma de pó e, quando misturados com água formam pastas que endurecem pela secagem e como consequência de reações químicas. Com o processo de secagem os aglomerantes adere-se nas superfícies com as quais foram postos em contato.
05) Qual a vantagem da utilização correta do traço?
O traço expressa a dosagem dos elementos que compõem as argamassas e concretos, por exemplo o traço 1:4 de cimento e