Constituição de 1825
PREAMBULO
CARTA DA LEI DE 25 DE MARÇO DE 1824
Manda observar a Constituição Política do Império, oferecida e jurada por Sua Majestade o Imperador.
Dom Pedro Primeiro, por Graça de Deus e unânime aclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os nossos súditos que tendo-nos requerido os povos deste Império, juntos em Câmaras, que nós quanto antes jurássemos e fizéssemos jurar o Projeto de Constituição, que havíamos oferecido ás suas observações para serem depois presentes á nova Assembléia Constituinte; mostrando o grande desejo, que tinham, de que ele observasse já como Constituição do Império, por lhes merecer a mais plena aprovação, e dele esperarem a sua individual e geral felicidade política: Nós Juramos sobredito Projeto para observarmos e fazermos observar, como Constituição, que de ora em diante fica sendo deste Império; a qual é do teor seguinte:
Em nome da Santíssima Trindade
TÍTULO 1º
DO IMPÉRIO DO BRASIL, SEU TERRITÓRIO, GOVERNO, DINASTIA, E RELIGIÃO
Art. 1º O Império do Brasil é a associação Política de todos os cidadãos brasileiros.
Eles formam uma Nação livre, e independente, que não admite com qualquer......
PONTOS PRINCIPAIS DAS CARACTERÍSTICAS DA CONSTITUIÇÃO DE 1824
1. CENÁRIO POLÍTICO: A existência de quatro Poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador. 2. CENÁRIO ECONÔMICO: Economia voltada para a Exportação de matérias primas. 3. CENÁRIO RELIGIOSO: O Estado adotava o Catolicismo como religião oficial.
1.1 - CENÁRIO POLÍTICO
Em 25 de Março de1824, foi outorgada a primeira Constituição Política do Brasil, onde se destacou a divisão dos poderes políticos nela reconhecida como Poder Moderador, Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judicial. Dentre esses Poderes, deve-se mencionar o