CONTEXTO HISTORICO DE PORTUGUAL

268 palavras 2 páginas
Contexto sobre o Romantismo em Portugual
A literatura romântica em Portugal tem como marco simbólico a publicação do poema Camões, de Almeida Garrett, em 1825. De fato, Camões exibe já algumas das tendências (a construção do heroi romântico, por exemplo) que marcam o Romantismo português. Contudo, só anos mais tarde este movimento literário se enraizará em Portugal. Costuma-se dizer que o Romantismo durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã. No entanto, é de notar que, em 1865 e depois, muitos prosadores e poetas românticos publicam ainda com grande sucesso muitas das suas obras. Veja-se o caso de Camilo Castelo Branco. Foi sucedido pelo movimento realista.
-Em Portugal o Romantismo durou cerca de 40 anos 1825 a 1865.
-A Invasão de Napoleão em 1807 fez com que a corte portuguesa fugisse para o Brasil.
-Guerra Civil Portuguesa - Absolutistas versus Liberais
-D. Pedro IV foi defensor de uma constituição liberal e seu irmão D. Miguel defendia idéias absolutistas. Por isso D. Pedro reuniu um exército para enfrentar seu irmão.
-Independência do Brasil
-D. Pedro IV declara a independência do Brasil e se proclama imperador, como D. Pedro I.
-D. Pedro cede o trono português ao irmão
A primeira geração do romantismo em Portugal vai de 1825 a 1840. Seus principais autores são Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho. A segunda geração, ultra-romântica, de 1840 a 1860 e tem como principais autores, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. A terceira geração, pré-realista, de 1860 a 1870, aproximadamente, teve como principais autores Júlio Dinis e João de Deus.

Relacionados